O norte do continente é cortado pelos grandes rios siberianos que desaguam no oceano Ártico e permanecem congelados durante a maior parte do ano são eles :
Rio Ob : É um dos principais rios da Sibéria ocidental, na Rússia e o quarto mais longo do país. Forma-se na confluência dos rios Biya e Katun no Altai, atravessa de sul a norte a Sibéria Ocidental e desemboca no Golfo de Ob em Mar de Kara, o comprimento do rio é de 3650 km, a área da sua bacia é de 2.990 mil km². Pela área da bacia o rio Ob ocupa o primeiro lugar na Rússia e é terceiro rio aquífero na Rússia.
A maior parte da bacia do rio Ob (cerca de 85%) está situada na Planície da Sibéria Ocidental, e a parte sudeste é ocupada por montanhas da Sibéria do Sul. Ele pode ser dividido em três partes: superior (até a foz do rio Tom), média (até a foz do rio Irtysh) e inferior (até Golfo do Ob), Na parte superior o vale do rio Ob é larga é de até 20 km abaixo da cidade de Novosibirsk, a parte média do Ob é um rio grande e caudaloso, depois divide-se nas braças.
Maior afluente do rio Ob é o rio Irtysh. O comprimento do rio Irtysh desde a sua nascente, na fronteira com a Mongólia e China, até a confluência da esquerda no rio Ob é de 4.248 km, o que excede o comprimento do rio Ob. A área da bacia do rio Irtysh é de 1.643 mil km², Outros afluentes do rio Ob são: Tom, Chulym, Ket, Tym, Vakh, Vasyugan, Grande Yugan.
Após a confluência do rio Irtysh (parte inferior) o rio Ob curva ao norte. O vale do rio é ainda mais alargado às vezes mais de 50 km e torna-se assimétrico, com margem esquerda baixa e margem direita alta, e estreita a 4-8 km perto da cidade de Salekhard.
É muito importante para o desenvolvimento econômico e industrial do Iamalo-Nenets Distrito Autônomo. Atualmente, nesta região existem trabalhos ativamentes em exploração de petróleo e gás. Na mesma região está mais da metade das reservas de turfa na Rússia.
Rio Ienissei: nasce nas montanhas da República de Tuva. Desde o lago montanhoso de Kara-Balik corre o rio Biy-Khem (Grande Ienissei), e as encostas da Tannu-Ala é a nascente do rio Ka-Khem (Pequeno Ienissei).
o rio Ienissei assim foi chamado pelos primeiros habitantes que chegaram para as suas costas. É um dos maiores rios do mundo: o comprimento do rio desde a confluência dos rios Ienissei Bolshoi (grande) e Ienissei Maly (pequeno) é de 3.487 km, desde a nascente do rio Ienissei Pequeno – 4.287 km, desde a nascente do Ienissei Grande – 4.132 km e desde a nascente do rio Selenga – 5.539 km.
Pelo tamanho do escoamento que é de 624 km³ o rio Ienissei ocupa 1° lugar entre os rios da Rússia. Pela área da bacia (2,58 milhões km²) Ienissei ocupa o 2° lugar entre os rios da Rússia (depois de rio Ob) e 7° lugar entre os rios do mundo. O rio Ienissei principalmente passa dentro do Território de Krasnoyarsk da Rússia.
A bacia do rio é desigual: a margem direita é de 83%, a margem esquerda - 17%. Na bacia do rio Ienissei são mais de 100 mil lagos de diversas origens com uma área total de aproximadamente 13.000 km. O maior e mais famoso deles é o Lago Baikal. A maioria da bacia do rio Ienissei está localizada nas montanhas da Sibéria do Sul e no Planalto Central Siberiano. A maior parte deste território é coberta por florestas da taiga.
O rio Ienissei está dividido em três partes: Ienissei Superior, Ienissei Médio e Ienissei Inferior.
O Ienissei Superior começa a partir da confluência dos rios Biy-Khem e Ka-Khem, e termina próximo à foz do rio Tuba. Seu curso é semelhante ao rápido rio montanhoso, rápido e barulhento. No Ienissei Superior existem seis grandes corredeiras, o mais proeminente entre elas é Bolshoi Porog (Corredeira Grande). A largura do rio neste ponto não excede 75 metros. A água no Ienissei Superior flui com uma velocidade de 25-40 km/h.
O Ienissei Médio está localizado entre a foz do rio Abakan e do rio Angara. Neste local o rio é variável: as vezes plano, as vezes montanhoso. Entre o rio Angara e cidade de Krasnoyarsk é a mais conhecida corredeira do Ienissei Médio – Corredeira de Kazachinsk.
O Ienissei Inferior fica longe de onde o Ienissei deságua no rio Angara. A partir deste ponto começa o grande e poderoso rio Ienissei, que atraiu os olhos dos viajantes. O vale do rio é de até 15 km. O leito do rio Ienissei é de 3-4 km e sua profundidade é de 10-15 m.
Os maiores afluentes do rio Ienissei são Turukhan, Eloguy, Kass, Kem, Sym, Angara, Tunguska Baixa (Inferior) e Tunguska Podkamennaya (Pedregoso). Mais de 50% da escoação total do rio Ienissei tem três afluentes: Angara, Tunguska Inferior e Tunguska Pedregoso.
Rio Lena: É o maior rio do nordeste da Sibéria. O rio Lena nasce nas montanhas ao norte do Lago Baikal e corre até o mar Laptev e Oceano Ártico. O comprimento do rio Lena é 4400 km ele fica em 3º lugar na Rússia e 10º lugar no mundo, área da bacia é 2.490 km². Lena é o maior rio do mundo, que corre inteiramente na zona de solo permanentemente congelado
Forma a fronteira entre dois relevos distintos. A oeste do rio situa-se o Planalto Siberiano Central, coberto por matas de pinheiro, epícea, abeto, cedro e lariço. Para o leste ficam cordilheiras de Verkhoyansk, Suntar-Hayat e Cherskiy. Esta região é considerada a mais fria no mundo, exceto a Antártica. A área é coberta por matagais dos cedros e pinheiros, onde vivem todos os tipos de animais.
Os principais afluentes do rio Lena são: Vitim, Olyokma, Aldan, Vilyuy.
O Rio Lena essencialmente passa no território da República da Iacútia. Alguns afluentes referem-se a Região de Irkutsk,Território de Transbaikal (Chita) e à República da Buriácia.
O rio Lena pode ser dividido em três partes: parte superior - a partir da fonte até a foz do rio Vitim; parte média - a partir de foz do Vitim até a desembocadura do rio Aldan e a parte inferior - da desembocadura do Aldan até foz.
A fonte do rio Lena é um pequeno pântano, que está localizado a cerca de 10 km do lago Baikal, com uma altitude de 1.470 metros. Toda a parte alta do rio Lena (até Vitim), ou seja, quase um terço do seu comprimento, passa sobre as montanhas de Baikal. A parte média do rio Lena é um segmento entre as fozes dos rios Vitim e Aldan, com comprimento de 1.415 km. Após a confluência do Vitim, o rio Lena se torna um grande rio de águas altas. Nesta parte a profundidade do rio atinge de 10-12 m, o leito do rio se alarga, se parecem muitas ilhas, o vale alarga-se a 20-30 km. Em ambos os lados do rio crescem espessas florestas de coníferas, quais ocasionalmente dão lugar as prados.
As margens do rio Lena são muito pouco povoadas. Da aldeia à aldeia por centenas de quilômetros estendeu a taiga, e apenas com a aproximação para Yakutsk começa a recuperação. A cidade de Yakutsk foi fundada por um destacamento de cossacos em 1632, na margem direita do rio Lena, chamou a prisão de Yakutsk ou Lena. No início dos anos 40-s do século XX, a cidade foi transferida para a margem esquerda do rio Lena. Agora, esta é uma das maiores cidades do nordeste da Rússia.
. Na Ásia Central, encontram-se bacias,que desembocam no mar de Aral como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Daria.
Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos: o Amarelo e o Yangzi na China; e o Brahmaputra, o Ganges e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre 1.900 km de extensão - Nasce na Turquia, passa Síria, Iraque e Irã - Bagdá fica às margens do Rio Tigres - Atravessa região desértica Rio Eufrates - O rio é formado pela união de dois afluentes: o Kara (Eufrates Ocidental), que nasce nas montanhas orien- tais da Turquia ao norte de Erzerum e o Murat (Eufrates Oriental), que se origina no lago Van.- 2780 km de extensão- Antigas civilizações e o Eufrates é o mais longo e um dos mais historicamente importantes rios da Ásia Ocidental. É um dos dois rios que definem a Mesopotâmia. Originado no leste da Turquia, o Eufrates flui através da Síria e do Iraque para se unir ao Tigre no Chate Alárabe, que desemboca no Golfo Pérsico.
Apesar da presença dos rios, a região enfrenta a crescente escassez de água em razão do clima árido. Diversos conflitos entre países envolvem a disputa de nascentes e aquíferos. Um desses conflitos é em torno da bacia do Rio Jordão. Seu domínio é disputado por Israel, Líbano, Síria e Jordânia. A planície Indo-Gangética, situada entre a cordilheira do Himalaia e o planalto do Decã, recebe as águas das chuvas e dos rios Indo e Gangues, os mais importantes da região, juntamente com o Bamaputra.
Apesar da presença dos rios, a região enfrenta a crescente escassez de água em razão do clima árido. Diversos conflitos entre países envolvem a disputa de nascentes e aquíferos. Um desses conflitos é em torno da bacia do Rio Jordão. Seu domínio é disputado por Israel, Líbano, Síria e Jordânia. A planície Indo-Gangética, situada entre a cordilheira do Himalaia e o planalto do Decã, recebe as águas das chuvas e dos rios Indo e Gangues, os mais importantes da região, juntamente com o Bamaputra.
Vale ressaltar também a importância dos rios Tigre e Eufrates, como também a dos Amarelo e Azul. Foi na região dos Tigre e Eufrates que algumas civilizações nasceram, por exemplo a dos sumérios e a babilônica. As terras próximas desses dois rios são ótimas para a agricultura. Com isso os sumérios tinham, nas colheitas, índices maiores que o necessário para a sobrevivência, e podiam liberar o povo que trabalhava em lavouras para outros trabalhos. O povo mesopotâmico usava os rios Tigre e Eufrates para a fertilidade do solo. Eles foram essenciais, além do motivo agrícola, para a sobrevivência nos climas seco e árido do deserto. A civilização chinesa surgiu nas margens dos rios Amarelo (Huang-Ho) e Azul (Yang Tsé Kiang). Eles são importantes para a economia chinesa, o Amarelo por suas terras férteis, bons pastos e jazidas minerais, e o Azul na geração de energia, com a usina hidrelétrica Três Gargantas, além dos benefícios trazidos na geração de energia, muitas pessoas ficarão desabrigadas e serão perdidos muitos sítios arqueológicos. Outro fato que merece relevância é a seca do mar Morto, que fica localizado no Oriente Médio, banhado pela Jordânia, Israel e Cisjordânia. Hoje em dia o mar Morto é apenas um lago longo e estreito, a maior característica é a grande quantidade de sal encontrada nas águas, impossibilitando qualquer forma de vida, por isso o nome mar Morto.
ResponderExcluirE uma sugestão para o grupo: uma maior revisão no texto e melhora na organização da publicação.
Grupo de: Alana, Jennyfer, Isabella, Kelvin, Pedro Lucas, Pedro Menezes e Vinícius Benício.
acho que vou usar esse blog como base pra estudar para a prova, muito interessante
ResponderExcluir